quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Para lidar com as crianças: 6 maneiras de estimular a autonomia desde cedo.
1 - Permita escolhas possíveis
Seja firme quando a criança quiser quebrar regras, colocando-se em situação de risco. Quer atravessar a rua sozinha aos três anos? Sem discussão, não pode. Mas a deixe fazer as escolhas possíveis. Ela pode escolher a roupa para ir a uma festa ou o brinquedo que vai levar ao parque, por exemplo.
2 - Dê responsabilidades
Depois de brincar, desde cedo, ensine a criança a guardar sozinha seus próprios brinquedos.
3 - Envolva a criança nas decisões
A partir dos dois anos, a criança pode participar da arrumação da própria mochila, buscando os objetos que devem ser guardados. Conforme ela cresce, oriente-a a fazer essa tarefa mais sozinha. Oriente e supervisione, mas dê liberdade para que ela execute a tarefa.
4 - Ensine e supervisione
Na hora do banho, ensine como a criança deve se lavar. Depois, deixe-a tomar banho sozinha, ficando ao lado e dando dicas do que pode ser melhorado. Por fim, deixe-a a sós no banho, mas faça uma “revisão” no final.
5 - Não conserte o que deu errado
Quando a escolha da criança não for boa, não tente “consertar” todas as vezes. É importante deixar que ela sofra as consequências para que entenda a responsabilidade que envolve escolher e pense melhor na próxima vez. Claro que desde que não haja prejuízo à saúde e à segurança dela.
6 - Dê feedback
Ao checar as tarefas realizadas pela criança, sempre valorize primeiro o que foi bem feito, para então dizer o que precisa ser melhorado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fica a dica